Instituto Pensar - Bolsonaro declara que Pazuello não ficará no cargo de ministro da Saúde

Bolsonaro declara que Pazuello não ficará no cargo de ministro da Saúde

por: Eduardo Pinheiro 


Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Durante entrevista com emissoras de TV para informar sobre teste de Covid-19 nessa terça-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o general Eduardo Pazuello não permanecerá no cargo de ministro da Saúde, que ocupa como interino.

"É um nome que não vai ficar para sempre, está completando três meses como interino e já deu uma excelente contribuição para nós”, afirmou Bolsonaro ao falar sobre Pazuello.

Sem dar sinais de que procura outro nome para a pasta, o presidente abandona o Ministério da Saúde, há 54 dias sem um titular, enquanto a pandemia assola o Brasil. A doença já provocou 66.868 mortes no Brasil até a noite de ontem.

Ao avaliar comando de Pazuello, Bolsonaro o classificou como "ruim de imprensa”, mas "excelente gestor”. Opinião que diverge do recém-eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Carlos Lula.

Para o presidente do Conass, o ministério adotou um mau caminho até agora no combate ao coronavírus. "É uma gestão muito confusa. A gente sabia que a chegada da doença seria avassaladora no País, mas não é justificativa para se fazer o que se fez até agora”, afirmou Lula ao Estadão.

Campanha para a cloroquina

Motivo de embate com ex-ministros da Saúde, a hidroxicloroquina voltou aos holofotes do Planalto. Após afirmar que foi diagnosticado com a covid-19, o presidente Jair Bolsonaro divulgou vídeo em que é mostrado tomando o que afirma ser a 3ª dose do medicamento.

Até o momento, os melhores estudos sobre a droga não apontaram quaisquer efeitos benéficos da cloroquina ou da hidroxicloroquina contra o coronavírus Sars-CoV-2. Outros medicamentos, como a dexametasona e o remdesivir, já tiverem resultados mais sólidos e animadores.

No entanto, o Ministério da Defesa informou que há 1,8 milhão de comprimidos de cloroquina em estoque no Laboratório do Exército. O valor representa cerca de 18 vezes a produção anual do medicamento nos anos anteriores. 



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: